Impressões sobre o exame 70-463: Implementing a Data Warehouse with Microsoft SQL Server 2012

Nova seção de scripts!

Boa noite,

Fechando a trilogia MCSA, posto aqui minhas impressões sobre o assunto:

Opinião geral

Consegui aprovação no último exame da trilogia MCSA SQL Server 2012, que é a prova de “BI” , onde seus conhecimentos sobre ETL (principalmente) e Data Quality serão avaliados. A impressão que tive do exame, é que a MS testou um profissional que trabalha ostensivamente com SSIS, usando boa parte dos recursos disponíveis na ferramenta Data Tools. Um pouco de MDS  e DQS também, mas SSIS principalmente.

Sinceramente… Eu já li em vários lugares sobre a decisão da MS de incluir um exame de BI pra MCSA e na teoria é interessante, o profissional fica mais generalista no sentido de lidar com quase toda a plataforma SQL Server principalmente o BI da Microsoft que sofre um pouco de preconceito, mas….na prática, eu atualmente não mexo com SSIS e foi legal aprender uns truques novos (e reforçar uns velhos) mas, na boa, achei bola fora por parte da MS tirar o foco dos tios que trabalham com DEV e ADM, pra estudar como se depura um pacote, loga execuções ou configurar o DQS. O assunto é legal, mas definitivamente não devia ser obrigatório.

Opinião sobre o exame

Foram 79 questões, muitas delas cansativas pois falar de SSIS de modo textual. Teve uma quantidade boa de questões de clicar em interface, de arrastar a task correta pra criar um ETL, tais questões foram bem legais, e acredito que poderiam ter sido aplicado em maior quantidade.

Passei dificuldades por não fazer deploy de pacotes e nem logging ao longo da vida de ETL e sofri bastante com várias destas questões textuais.

Achei a prova difícil, pois o que sei de BI/ETL foi algum tempo trabalhando com o BIDS e um pouco de estudo. Inclusive passei por pouco =p

Pra material de estudo, usei o Training Kit (70-463) cobre muito bem a prova e o Introducing SQL Server 2012, a parte que fala  de DQS e de SSIS é sensacional. Esse livro me ajudou mais que o próprio Training, já que DQS é uma novidade do 2012  e tem um capítulo só pra isso e a parte de deploy de SSIS é bem explicada neste livro. Sem contar que o livro é Free, você pode conferi-lo aqui. Aliás, recomendo esse livro também pra 70-462 (cobre muito bem as novidades).

Sobre o exame

Falar um pouco sobre o que lembro (e posso passar por aqui):

Design and implement a data warehouse

As questões mais legais da prova e a única parte que fui bem, hehe:

A visão que a MS tem sobre BI é importante em várias questões de design;

Columnstore Index: Saber quantos você pode criar por tabela, suas restrições (no 2012!!!) e como criar da melhor forma (ocupando menos espaço…);

– Conceitos de Slow Changing Dimension voltando ao banco (estrutura) com SSIS (Tipos 1, 2 e 3)

– Conceito de FK na tabela Fato é cobrada em algumas questões;

Extract and transform data +  (Load Data)

Tasks que caem na prova (control e data flow): Fuzzy Lookup, Derived Column, Merge, Merge Join, Union All, Sort (atenção), Script Tasks e Expressions Tasks. Dê uma olhada que cai na certa.

– Paralelismo ao rodar pacote de carga se baseando em um modelo Snow Flake (essa questão é bem legal);

– Fluxos de erro e event handler são de importância extrema;

– Task de Container aqui vale ouro. Dê uma olhada no que ela realmente pode fazer em critérios de organização e seu uso + EventHandler;

– Surpresinha: Cai uma questão de MERGE no T-SQL. Cai também de tasks Merge, Merge ALL e Union ALL. Mas eu tô dizendo é sobre o MERGE em T-SQL mesmo.

Configure and deploy SSIS Solutions

A maioria das questões é drag in drop ou de múltipla resposta:

– Estude logging, com carinho. Todas as configurações, todas as formas possíveis de log. Inclusive usando SSIS catalog;

– O conceito de SSIS Catalog, variáveis e parâmetros é fundamental e isso é essencial pra passar na prova;

– Falando em SSIS Catalog, dê uma olhada nas views mais importantes;

– Saiba onde os pacotes .dtsx podem ser implantados (TODOS os meios de armazenamento, desde file system até SSISDB);

Build Data Quality Solutions

Parte surpresa da prova! Caiu muito sobre MDS, inclusive plugins de Excel, assim como caiu algumas questões sobre como configura-se o Data Quality Server e Client (saber os pré-requisitos é fundamental em várias questões). Saber sobre as roles do DQS é importante também.

—-

Conclusão + Offtopic

É isso. Feliz por ter passado no exame porque queria estudar ADM de novo e o ETL não tava deixando. Pensa na felicidade!  Agora, vou estudar o que gosto (e quero) e blogar um pouco mais que o normal (pois, finalmente, não estou focado em um exame em específico). Uma felicidade, também particular, foi de saber que o tempo dedicado aos estudos (e uns finais de semana com ssms) deu certo! Aprendi muita coisa desde que comecei a estudar pra certificações, e, de novo, recomendo que seu principal foco seja para aprendizado.

Next Step: MCSE, os dois exames (Design e Developing). Mas até lá, tenho outros objetivos. Tem uns livros de SQL Server aí no meio, além de muito estudo e laboratório (fora uns projetos meio doidos que eu tô tendo, talvez dê certo, só o futuro dirá). Enfim, me preparar por mais tempo o/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s