Impressões sobre o exame 70-462: Administering SQL Server 2012 Databases

Exame 70-462

Boa tarde!

Feliz por ter tido êxito no exame 70-462 da Microsoft, segundo capítulo da trilogia de certificações rumo ao MCSA. De cara devo dizer que foi uma prova, no mínimo, emocionante.

Preparação

Os estudos anteriores me ajudaram bastante (muito, mesmo), principalmente  do 70-432. A experiência do dia a dia foi fundamental pra acertar algumas questões, principalmente de backup. Estudei novamente me baseando no Training Kit (Material Oficial do exame) assim como o Prep-kit que vem junto pra revisão (que é bem legal). O guia de todo o momento foi novamente o Skills Measured.

Impressões Gerais

Setenta questões. SETENTA. Duas horas (fiz em inglês, o tempo então é maior que em pt-br). Faltando nove minutos consegui finalizar a prova.  Por isso disse que foi emocionante. Nem deu tempo de revisar praticamente. Achei a prova com uma dificuldade interessante (ela está um meio termo entre a 70-432 e 70-450, comparativamente falando, na minha opinião) .

Assuntos que caíram

  •  Bastante sobre Recovery Model e Backup/Restore. Saiba as limitações de cada um e as possibilidades de restauração. Foi o assunto mais recorrente no exame inteiro, inclusive quando se falava de migração (por consequência). Foram questões bem interessantes, embora discorde fortemente de duas delas que continham mais de uma resposta (uma que tinha mais de um modelo de recuperação).
  • Migração caiu em peso. Algumas perguntas sobre como adaptar uma base SQL Server 2005/2008 para 2012. Atenção para alguns termos caso não esteja habituado: Side-by-side e In-Place;
  • Alta Disponibilidade vai cair ao rodo. Leia (e pratique!) sobre Always On, Failover Cluster e saiba o que cada tipo de replicação faz, vantagens e desvantagens. As configurações das réplicas no Always On (preferência de backups, leitura…) marcam presença;
  • Entender um pouco de RAID (principalmente 0,1,5 e 10)  e como mensurar IO é algo que ajudará com certeza;
  • Outras tecnologias: Algumas questões sobre  SQL Azure, SSRS (uma envolvendo permissionamento) e duas de SSIS;
  • Atualização: Saber qual o melhor procedimento para atualizar nodes e instâncias em mirror garante algumas questões;
  • Contained Database: Algumas questões. Saber quais os modos de habilitar e como se autenticar foi o suficiente para estas questões;
  • Menor privilégio possível. GRANT, DENY e REVOKE. Umas três questões e todas elas tranquilas, mas com alguns peguinhas. Sabendo da prevalência do DENY, fica mais fácil… Server Roles cairam também, e algumas questões sobre Server Roles customizadas;

Tem muito mais coisas, porém algumas não me lembro e outras, de tão intuitivas, não posso dizer pra não quebrar o sigilo do exame (NDA).

E agora?

Vou estudar logo o Training Kit 70-463 (BI) e sofrer um pouquinho estudando algo que não uso atualmente😀

Claro, é necessário conhecer mais sobre a suíte SQL Server no geral e nenhum conhecimento é perdido. Estranhamente estou animado Deve ser porque eu gosto do SSIS e na minha mente ingênua penso que maior parte da prova será sobre isso (rindo).

Em compensação, estou lendo um livro de Administração também, então, vai rolar uma concorrência aí.

2 pensamentos sobre “Impressões sobre o exame 70-462: Administering SQL Server 2012 Databases

    • Oi Daniel,

      Boa pergunta. Em português sairam poucos livros já com conteúdo do 2012 e não li nenhum deles pra recomendar. O Training Kit do 70-432 (Em português) pode ajudar um pouco na prova. Fora isso, realmente não sei.
      []’s

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s